1- O que é Drenagem Linfática?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
2- Quais são os benefícios da Drenagem Linfática?
A Drenagem Linfática garante muitos benefícios para a saúde, como diminuição do inchaço e das celulites e melhora do processo de cicatrização, por exemplo. Os principais benefícios da drenagem linfática são:
- Combater o Inchaço
- Combater a Celulite
- Ajudar na recuperação de lesões
- Favorecer a cicatrização
- Reduzir Hematomas
- Melhorar a circulação sanguínea
- Oxigenar os tecidos
- Eliminar toxinas
3- A Drenagem Linfática pode ajudar em quais aplicações?
A Drenagem Linfática é normalmente aplicado em diversas situações
Quando a técnica é realizada com precisão, permite eliminar o excesso de líquido que evidencia o inchaço, devolvendo-o para a corrente sanguínea, que após ser filtrado através dos rins, pode ser eliminado na urina. Assim, a drenagem linfática é indicada nos seguinte casos:
- Durante a gravidez;
- Após cirurgia plástica;
- Após o tratamento do câncer para combater o linfedema;
- Lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações;
- Durante o período menstrual;
- Após qualquer cirurgia;
- Em caso de celulite;
- Devido ao consumo excessivo de sal e pouca ingestão de água.
4) Como a Drenagem Linfática pode ajudar a combater a gordura localizada e a celulite?
Ter um mal hábito alimentar, alimentação, uma rotina estressada, não fazer atividade física, ser fumante e alterações hormonais contribuem para o processo de retenção de líquidos, que ocasiona em uma má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. Quando há problemas de circulação da linfa, a celulite tende a se instalar. Com a técnica da drenagem linfática, ajuda a diminuir a retenção de líquidos que geralmente está presente nestas áreas, consequentemente contribuindo para a redução da celulite. E também pode estar associada a outros procedimentos estéticos, juntamente com a mudança dos hábitos alimentares.